Review: Alan Wake

Eu sempre quis jogar esse jogo. Há três anos, o conheci, e de lá para cá, alimentei a vontade de experimentá-lo. Somente semana passada tive a genuína oportunidade (antes tarde do que nunca). 




Alan Wake é um jogo Survival Horror focado no terror psicológico. É desenvolvido pela Remedy Entertainment e publicado pela Microsoft Game Studios. 

A história gira em torno de Alan Wake, um famoso escritor que está sem inspiração há dois anos. Ele e sua mulher, Alice, vão passar as férias em um chalé na pequena cidade de Bright Falls. Porém, uma surpresa que Alice faz para Wake não o agrada e os dois discutem. Alice posteriormente é arrastada para dentro do lago que fica ao redor da cabana em que eles estavam. Alan tenta procurá-la, e para isso, mergulha para a escuridão a fim de conseguir. 

O que ele não esperava era acordar com alguns ferimentos dentro do seu carro após sofrer um acidente. A partir desse momento, ele precisa descobrir o que aconteceu com Alice. 

Enredo

O enredo é maior ponto forte desse jogo. Não sei se me viciei em Alan Wake por toda a diversão que ele me deu ou pelo protagonista ser simplesmente um escritor (sou aspirante a escritor também). O final da aventura abre um mar de teorias, e você pode fazer uso da sua ou das outras que encontrar na web; uma mais interessante que a outra. 

Gráficos

Os gráficos de Alan Wake são lindos, e brilhantes se levarmos em conta que ele foi lançado lá em 2010. A atmosfera do game é de encher qualquer par de olhos. A cidade de Bright Falls é rodeada por montanhas e florestas, e quando passamos por esses lugares, facilmente nos sentimos impressionados. 




Quando a noite cai, uma névoa cerca todos o cenários (sistema baseado em Silent Hill). Imagine você, gamer, se aventurando em uma floresta com inimigos à solta e uma névoa para te atrapalhar. É de arrepiar! 




Sistema de batalha

Os "Taken" (ou "Possuídos") na maior parte das vezes são os principais inimigos. Eles são contaminados pelas sombras, então para você derrotá-los, é necessário primeiramente tirar deles a escuridão; e para fazê-lo, você obrigatoriamente usará a luz que a sua lanterna fornece (nunca amei tanto uma lantera). Após as sombras serem retiradas, você pode atirar nos inimigos para eles morrerem. Ou também pode fugir. 




Aliás, quando eles vão a óbito morrem, em alguns momentos, a câmera do jogo torna-se lenta, para que você possa acompanhar a degradação deles em faíscas para depois desaparecem. 




Trilha sonora

Eu nunca gostei de rock and roll (O.K., eu odeio esse gênero); porém, não posso negar que as músicas que tocam no game são agradáveis demais. O jogo tem seis capítulos e cada vez que terminamos um, antes de irmos para o próximo, uma canção toca. Por exemplo, quando terminei o primeiro capítulo tocou "In Dreams", de Roy Orbison.
E o mais louco da trilha sonora é que, pelo menos em partes, tem relação com o que Alan está passando.   

Jogabilidade

Esse aspecto é de fácil entendimento. Não há nada difícil ou impossível de ser feito. 

O que tira o brilho dessa obra-prima...

Os cenários uma vez ou outra são repetitivos. Por exemplo, muitas vezes andamos por florestas. Andar por elas não é o problema, mas por serem relativamente semelhantes, o jogador pode sim se perder de vez em quando. Mas nada que um pouco de paciência não resolva.

Jogo ou não?

Joga

Alan Wake tornou-se de longe o meu jogo preferido de Xbox 360. Não espero que vá acontecer o mesmo com você, mas quem sabe, né? 

PS: Essa a primeira vez que fiz a análise de um game que tive o prazer de jogar. Peço desculpas caso eu tenha me equivocado ou algo do gênero. 

E afinal, você já jogou Alan Wake?


Avalie. Comente. Participe! 

Responsável pela revisão de textos: Bruno Steians


Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

8 comentários:

  1. Joguei e gostei muito. Recomendo.
    A trilha sonora é muito massa.
    Nelson Saenz

    ResponderExcluir
  2. mt bom o post acompanho ele todos os dias e espero que continue crescendo cada vez mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acompanhar-nos!
      A gente vai fazer o possível para manter vocês bem informados sobre o mundo dos games sempre!

      Excluir
  3. Nunca joguei, mais pelo post e as imagens fiquei bastante curioso, infelizmente não tenho XBOX-360

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Rafael, você não tem nenhum conhecido que tenha Xboz 360?
      É uma pena, de verdade! :(

      Excluir
  4. encomendei meu xbox 360 hj , com certeza esse sara o meu primeiro jogo que eu vou piratiar kkk .

    ResponderExcluir
  5. Você vai apreciar demais esse game! Vou torcer por isso! =]

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial